Crítica Frozen 2 | Com emoção e muito humor, filme acerta na medida

Frozen 2 estreia oficialmente nos Estados Unidos e em outros países hoje, 22 de novembro. Embora no Brasil o filme só chegue aos cinemas no dia 2 de janeiro de 2020, o Aficionados já teve oportunidade de conferir a sequência e já tem seu veredito: Frozen 2 acerta na medida!

O filme pode até não ter o mesmo impacto do primeiro, quando ainda estávamos conhecendo os personagens, mas, assim como seu antecessor, faz até mesmo adultos soltarem risadas altas e se emocionarem no cinema.

Confira nossa crítica SEM SPOILERS.

Sem enrolação

frozen 2

Frozen 2 tem início mostrando o passado de Elsa e Anna. Ainda crianças (e sempre muito bom vê-las nessa idade), as meninas ouvem de seu pai a história sobre a floresta encantada.

Já no presente, vemos Arendelle no outono. Olaf reflete sobre o processo de amadurecer. Anna e Elsa curtem o momento perfeito que vivem no reino e desejam que nada mude. Kristoff tem uma pergunta importante a fazer a Anna. E Elsa começa a ouvir uma voz.

Sem enrolar o espectador, que já não precisa ser apresentado aos personagens, o filme já revela os principais pontos de sua trama nos primeiros 15 minutos, o que com certeza é um ponto positivo por dar espaço a todos os outros surpreendentes acontecimentos que vêm a seguir.

Consegue surpreender

frozen 2

Se você estava pensando que Frozen 2 seria totalmente previsível, está bem enganado. Sim, nós sabemos que um final feliz é praticamente certeza para um filme Disney, e há determinados acontecimentos na trama que já sabemos como devem se desenvolver.

Mas há muito, muito mesmo que nos pega de surpresa. Novos personagens, novas amizades, a verdade sobre o que aconteceu na Floresta Encantada, a forma de solucionar o problema, quem de fato o soluciona, a verdade sobre os pais de Anna e Elsa (que inclusive derruba três das teorias Disney mais populares!) e até o final do filme. Não são exatamente surpresas chocantes, mas é interessante que não sejam previsíveis como poderíamos esperar.

Foco nos pontos certos

frozen 2

Mais uma vez a franquia Frozen acerta ao focar nos pontos certos da trama. Sim, há espaço para o doce romance entre Kristoff (que, inclusive, ganhou uma música com uma cena sensacional bem vibes clipe dos anos 1980!), mas o foco segue sendo o relacionamento entre Elsa e Anna. Elas são as protagonistas, elas são as heroínas do filme.

E sim, o filme vem, mais uma vez, com diferentes e importantes lições que vão ressoar na mente de crianças e adultos.

O humor do filme

frozen 2

Temos apenas uma palavra para você quando o assunto é humor: Olaf! Ok, Kristoff também é responsável por algumas várias cenas de humor. Mas Olaf dá show.

Em uma cena específica, logo que o grupo encontra os habitantes da Floresta Encantada, o boneco de neve arranca risadas altas de toda a audiência adulta no cinema.

E a exemplo da queridinha música No Verão, Olaf tem mais uma canção que transmite toda a sua inocência.

Falando em músicas...

frozen 2

É difícil prever se alguma das novas canções vai ser tão chiclete quanto às do primeiro filme, ainda assim o longa está cheio de boas novas músicas.

Kristoff enfim ganhou uma música própria, o que é sempre bem vindo para a audiência que já conhece o incrível Jonathan Groff de outros trabalhos, como os premiados musicais O Despertar da Primavera e Hamilton.

O restante do elenco, claro, não fica atrás. Josh Gad, nosso Olaf, deu novamente um show de voz, como já fez em O Livro do Mórmon (Broadway) e no live action de A Bela e a Fera. Idina Menzel, que tanto se consagrou quando estrelou o aclamado musical Wicked, volta ao papel de Elsa cantando não apenas uma música solo, mas duas (e a segunda é um dos momentos mais emocionantes do filme).

Anna já não poderia ser vivida por ninguém mais que Kristen Bell (Veronica Mars). E até mesmo a mãe das protagonistas ganhou interpretação de ninguém menos que Evan Rachel Wood (Across the Universe, Westworld).

Conclusão

Frozen 2

Curte musical? Curte filme Disney? Você não vai se decepcionar com Frozen 2. Embora a fórmula do filme possa parecer um pouquinho repetida, os acontecimentos, os personagens e o desenrolar da trama são novos e surpreendem positivamente.

Mais uma vez, é um filme para o qual os pais vão gostar de levar seus filhos, mas que os adultos vão curtir tanto quanto as crianças, embora de forma diferente e pegando outras referências (como o clipe anos 1980 de Kristoff).

Frozen 2 chega aos cinemas brasileiros no dia 2 de janeiro de 2020.

FIQUE POR DENTRO

Frozen 2 | Muitos perigos no PRIMEIRO TRAILER do filme!

Frozen 2 | Elsa precisa descobrir o passado em NOVO TRAILER!

Frozen 2 | Elsa revela NOVOS PODERES em TRAILER FINAL!