Crítica Esquadrão Suicida: Uma imperfeição bem agradável

O Esquadrão Suicida foi, sem dúvida, o filme mais aguardado desta temporada. Após uma intensa campanha de marketing da Warner Bros, as expectativas do público eram grandes para assistir a este filme com um elenco recheado de estrelas.

Aspectos positivos

pistoleiro arlequina

Will Smith e Margot Robbie são sem dúvida os grandes destaques do filme. Robbie é simplesmente perfeita no papel de Arlequina. Ela é sensual, louca e tem um senso de humor fantástico. Já Will Smith tem neste filme o seu melhor papel dos últimos tempos. O seu personagem foi muito bem construído e funciona como o elo de ligação entre todos os elementos do Esquadrão.

Vamos ter filme solo da Arlequina

Destaque ainda para Viola Davis, que nos apresenta uma Amanda Waller sem escrúpulos e capaz de tudo para atingir os seus objetivos, como nos quadrinhos. As grandes surpresas, no entanto, são as interpretações de Jai Courtney e Jay Hernandez! Courtney foi provavelmente o ator mais criticado assim que foi escalado, mas surpreendeu e apresentou um personagem repleto de senso de humor, distribuindo gargalhadas por toda a sala de cinema. Já no caso de Hernandez, o seu El Diablo é o fator selvagem do filme. Ele começa um pouco tímido, mas se mostra vital para o sucesso da missão do Esquadrão.

O ritmo do filme é bom, o humor está presente numa boa dose (sem comprometer o estilo DC Comics), fazendo a experiência super divertida para o espectador.

Aspectos negativos

magia esquadrao suicida

Em relação ao elenco, não existe nenhum elemento que comprometa o filme, só ficamos com uma ligeira sensação de que Cara Delevingne poderia ter feito um pouco melhor.

Veja 5 provas de que a Magia foi a pior coisa do filme Esquadrão Suicida!

Mas o maior problema deste filme é o seu vilão. É um personagem muito genérico, e os seus propósitos não são muito bem explicados. O filme tem ainda alguns plot holes (furos no roteiro), provavelmente devido a algumas cenas terem sido cortadas para a versão final. Mas nada equiparável ao desastre que é Batman V Superman.

Também em alguns momentos o filme abusa um pouco do product placement. Tem uma marca de celulares que fica sempre aparecendo. Deixamos também uma última nota relativa aos efeitos especiais, que às vezes se parecem muito com uma HQ (mas de uma forma negativa).

E o Coringa?

coringa esquadrao suicida

Se você está esperando assistir a um filme sobre o Coringa, então é melhor mudar de ideia. O personagem interpretado por Jared Leto serve apenas de suporte para a origem da Arlequina, tendo um papel bastante secundário em todo o filme.

Apesar dos poucos minutos na tela, já conseguimos perceber que este é um Coringa totalmente diferente daquele interpretado por Heath Ledger. Mas igualmente bom e bem semelhante a algumas das versões mais recentes das HQs. Vamos esperar pelos próximos filmes da DC para ver mais do Coringa de Leto!

Veredito final

esquadrão-suicida

O Esquadrão Suicida é um filme muito divertido e que certamente vai deixar qualquer fã da DC Comics satisfeito. Mas aconselhamos que você vá para a sala de cinema com a cabeça aberta, não vá com as expetativas muito altas, nem muito baixas.

Depois de ver o filme, fica difícil entender por que a crítica tem dado notas tão baixas, deixando a janela aberta para as teorias da conspiração que afirmam que a Marvel é protegida pelos críticos. A franquia Thor, alguns filmes do Homem de Ferro e o Homem-Aranha 3 têm notas superiores em sites como o Rotten Tomatoes, mas são sem dúvida filmes de menor qualidade.

Polêmicas à parte, corra para o cinema e se prepare para se divertir durante os 144 minutos deste filme feito para verdadeiros aficionados!

O que é o Esquadrão Suicida?

esquadrao suicida

Nos quadrinhos, o Esquadrão Suicida é formado por um grupo de vilões reunidos por Amanda Waller, uma agente secreta que trabalha para o Governo norte-americano. Eles são persuadidos a trabalhar para o Governo após Waller implantar uma microbomba nos seus pescoços, que pode ser detonada assim que um deles desrespeite as suas ordens.

Qual é o elenco?

elenco

No cinema o Esquadrão Suicida é composto pelo Pistoleiro (Will Smith), Arlequina (Margot Robbie), El Diabo (Jay Hernandez), Crocodilo (Adewale Akinnuoye-Agbaje), Magia (Cara Delevingne), Katana (Karen Fukuhara), Capitão Bumerangue (Jai Courtney) e Amarra (Adam Beach). Destaques ainda para as presenças de Rick Flag (Joel Kinnaman), Amanda Waller (Viola Davis) e do Coringa (Jared Leto).

A tarefa não era fácil!

esquadrao suicida

O diretor do filme, David Ayer, tinha uma missão muito difícil pela frente: introduzir 11 novos personagens em cerca de 144 minutos, no igualmente novo Universo Cinematográfico da DC Comics. Não era fácil, mas Ayer foi bem sucedido e estamos, sem sombra de dúvidas, diante do melhor filme da DC dos últimos anos. E o melhor deste universo que arrancou com o filme Homem de Aço.

Quer começar a ler HQs da Arlequina? Esse é o momento ideal!

Vai ter versão estendida!

esquadrão suicida versão estendida

A dupla DC Comics/Warner Bros confirmou que o filme Esquadrão Suicida terá direito a uma versão estendida, assim como já aconteceu com Batman V Superman (BvS). Esta, que parece já ser uma tradição dos filmes da DC Comics, promete tapar alguns dos furos deixados pelo filme, como a origem de alguns personagens e as cenas cortadas do Coringa.

Assim como BvS, esta versão estendida deverá ter um efeito positivo no geral. O lançamento da versão estendida está marcado para o dia 15 de Novembro em Digital HD e 13 de Dezembro em Blu-Ray.

Esquadrão Suicida: 5 motivos por que você deve assistir à versão estendida