CRÍTICA A Família Addams | Apenas mais um (aborrecido) filme para crianças

Depois de várias publicações, quatro séries para a televisão, três filmes, personagens super interessantes e fãs apaixonados, o filme de animação A Família Addams, tinha tudo para ser uma bela e divertida peça de cinema, mas infelizmente ela foi exatamente o oposto.

Os diretores responsáveis pela produção do filme, Conrad Vernon e Greg Tiernan preferiram optar por uma abordagem super infantil e muito pouco trabalhada.

O filme nos seus mais de 80 minutos parece, oco, sem coerência e sem qualquer tipo de fio condutor capaz de captar a atenção do espetador (nem mesmo de uma criança de 8 anos).

Vários buracos na trama

a familia adamas

Lá por ser um filme de animação isso não quer dizer que o roteiro seja algo acessório, muito pelo contrário, a história tem de ser sempre o foco principal de qualquer projeto cinematográfico, seja um filme de animação ou um drama super complexo.

Como não existe um fio coerente ao longo do filme, a trama está cheia de contradições e de questões que ficam por responder sem qualquer motivo lógico.

Ou seja, um filme que apenas tem 80 minutos se torna confuso, aborrecido e sem graça... ou seja, no final passam a ser 80 minutos bem longos para o espetador.

Nada faz sentido

a familia adamas

A forma como o filme está montado faz com que a trama não faça qualquer sentido, o espetador é apresentado a um montão de informação e as cenas vão saltando de umas para outras de uma forma completamente desorganizada e caótica.

A Família Adams é uma franquia com dezenas de anos e com um passado riquíssimo, por isso deveria não ser muito difícil montar um filme simples, mas coeso... Mas os diretores Conrad Vernon e Greg Tiernan conseguiram tornar o simples numa tarefa super complicada.

Não existe desenvolvimento de personagens ou das relações entre eles, existe, no entanto, um esforço em falar de temas como o bullying, adolescência, privacidade, tradições de família, entre muitos outros, algo que só ajuda a aumentar o nível de confusão!

Animação super aborrecida

a familia adamas

É certo que o orçamento deste filme era de apenas 40 milhões de dólares, mas isso não pode servir de desculpa para a animação de pobre qualidade que foi apresentada em A Família Addams, sem brilho, sem profundidade ou qualquer aspeto positivo.

Nem mesmo a imponente mansão da Família Adams ou a cidade Chiclete, tornaram a animação melhor ou mais desafiante para o espetador.

É de fato uma pena, pois esta era uma excelente oportunidade para explorar toda a rica imagética em torno da Família Adamas e dos seus personagens.

Uma tremenda desilusão

a familia adamas

Se você cresceu assistindo aos filmes e séries da Família Adams e está esperando algo semelhante, então se prepare para uma desilusão gigante. Nada neste projeto faz justiça aos personagens, à franquia criada por Charles Addams em 1938 e a todo o universo que gira em torno dela.

A Família Addams é apenas um filme de animação para crianças sem aborrecido e sem qualquer tipo de graça ou encanto, que o tornem num bom momento de cinema em família.

Com filmes de animação de grande qualidade que estão sendo lançados todos os anos, A Família Addams será rapidamente esquecido pelo público... Pelo menos até à chegada da sua sequência que será lançada em 2021.

FIQUE LIGADO:

CRÍTICA O Exterminador do Futuro - Destino Sombrio | Mais do mesmo!

Os 43 filmes mais esperados de 2020!

Saiba quais são as próximas estreias da DC nos cinemas!

Atualizado em
Francisco Quintas
Francisco Quintas
Formado em Relações Internacionais, devora dezenas de quadrinhos todas as semanas e ainda sobra tempo para cinema e séries.