Coringa | Warner Bros. restringe acesso de jornalistas em premiere

Junto ao hype que apenas cresce para sua estreia, Coringa também tem passado por momentos de polêmica, com acusações de possivelmente estimular violência. E agora, para evitar maiores especulações sobre o assunto mesmo antes de o longa entrar em cartaz, a Warner Bros. Entertainment decidiu restringir o acesso de jornalistas ao tapete vermelho da premiere nos Estados Unidos.

O evento contará apenas com a presença de fotógrafos, que devem registrar a passagem do protagonista Joaquin Phoenix e do diretor Todd Phillips. Estão confirmandos ainda Zazie Beetz e Frances Conroy.

coringa

A medida vem depois de alguns críticos apontarem o filme, que é para maiores de 18 anos, como uma produção que estimula violência e retrata as tendências violentas do vilão apenas como resultado da ostracismo que sofreu.

Mas a polêmica ganhou nova intensidade após a publicação de uma carta das famílias das vítimas do massacre de Aurora de 2012. Na tragédia, um jovem de 24 anos, auto denominando-se Coringa, matou 12 pessoas e feriu outras 70 durante uma exibição do filme O Cavaleiro das Trevas Renasce.

As famílias, contudo, não pedem o boicote ou a proibição do filme, e afirmam compreender a liberdade de expressão dos cineastas. O objetivo da carta é:

  1. Pedir que a Warner Bros encerre as contribuições a candidatos políticos que recebem dinheiro da NRA (Associação Nacional de Rifles da América) e que são contra a reforma e proibição de armas;
  2. Pedir que o estúdio faça doações às organizações dos sobreviventes da tragédia e a programas de intervenção contra violência armada.

A única resposta da Warner até o momento foi:

"Nem o personagem fictício Joker, nem o filme, é um endosso de qualquer tipo de violência no mundo real. Não é a intenção do filme, dos cineastas ou do estúdio manter esse personagem como um herói."

Algumas redes de cinema americanas não vão exibir o filme. E a polícia de Los Angeles vai aumentar a segurança em alguns cinemas da cidade.

Quanto às restrições dos jornalistas na premiere, um porta-voz do estúdio apenas afirmou:

"Muito foi dito sobre Coringa, e achamos que é hora de as pessoas assistirem ao filme."

Coringa chega aos cinemas brasileiros no dia 3 de outubro.

FIQUE POR DENTRO

10 curiosidades sobre Joaquin Phoenix, o próximo Coringa

5 coisas que você precisa saber sobre o Coringa de Joaquin Phoenix!

Coringa | Joaquin Phoenix abandona entrevista após pergunta polêmica!

Coringa | Todd Phillips revela que falou com Phoenix sobre sequência!

6 momentos em que o Coringa mostrou toda a sua loucura!