Reveja as cenas pós-créditos dos filmes do MCU e suas explicações!

Como tradição, os filmes do UCM (Universo Cinematográfico Marvel) têm sempre uma ou mais cenas pós-créditos para os fãs se deliciarem.

Por vezes, essas cenas são apenas um momento ligeiro de comédia, mas outras vezes elas estão interligadas com a trama, mostrando o que o público pode esperar dos filmes seguintes.

Reveja então todas as cenas pós-créditos dos últimos 10 anos do MCU (Marvel Cinematic Universe) e confira suas explicações!

Fase 1 (2008 - 2012)

Homem de Ferro (2008)

“You’ve become a part of bigger universe, you just don’t know it yet.” pic.twitter.com/eOmLZO5l1d

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Cena pós-créditos: logo após Tony Stark ter revelado ao mundo ser o super-herói Homem de Ferro, vemos o milionário chegando em sua casa em Malibu apenas para encontrar uma figura sombria na sala. Essa pessoa é Nick Fury, diretor da S.H.I.E.L.D., que veio apresentar a iniciativa dos Vingadores para Tony, revelando a existência de outros super-heróis no mundo. Começam aqui os eventos que irão levar a 10 anos de UCM.

O Incrível Hulk (2008)

“What if I told you we were putting a team together...” pic.twitter.com/6fvpAvd9kL

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Cena pós-créditos: começa com o General Ross sozinho em um bar, quando aparece Tony Stark. Este relembra o general de que o programa do Super Soldado havia sido suspenso por uma razão. Tony está se referindo ao experimento que transformou Steve Rogers em Capitão América e que acabou criando Abominação. A cena acaba com Tony mencionando para o General que uma equipe está sendo criada. O CEO da Marvel, Kevin Feige, mais tarde admitiu que essa cena quase estragou a continuidade do UCM, visto que mais tarde sabemos que o Homem de Ferro recusa o convite de Fury e apenas se junta aos outros super-heróis em Os Vingadores.

Homem de Ferro 2 (2010)

“Sir, we found it.” 🔨 pic.twitter.com/Dv4pURzD1z

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Cena pós-créditos: vemos uma ligação não ao que se passou mas ao que ainda aí vem. A cena começa no deserto com o Agente Coulson chegando em uma cratera. A câmera se foca então em Mjölnir, o martelo de Thor, que se encontra no centro da cratera. Essa fórmula passou a ser sempre usada a partir daqui, como modo de anunciar os filmes que viriam a seguir para o UCM.

Thor (2011)

“Well I guess that’s worth a look.” pic.twitter.com/iPZOnhBZzA

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Cena pós-créditos: começa com o Dr. Selvig conversando com Nick Fury. O diretor da S.H.I.E.L.D. fala um pouco sobre os eventos do filme até que leva o cientista a uma mala que contém o Tesseract. Aí, aparece um reflexo de Loki usando seus poderes de controle de mentes em Selvig.

Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

“You here with a mission sir?” pic.twitter.com/aynOatBSL6

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Cena pós-créditos: o longa dedicado à origem de Capitão América se passa no passado, logo a cena pós-créditos introduz o herói ao mundo moderno. A cena começa com o herói batendo em um saco de boxe. Quando Nick Fury se aproxima, os dois falam um pouco sobre a necessidade de salvar o mundo. Essa cena é uma ligação direta com os eventos que viriam a se desencadear em Os Vingadores.

Os Vingadores (2012)

😏 pic.twitter.com/yFTa2AzaQA

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Primeira cena pós-créditos: esse foi o primeiro filme do UCM a ter duas cenas pós-créditos. A primeira é passada no espaço, com um alienígena conhecido como O Outro falando com seu mestre sobre o ataque fracassado na Terra. É então revelado que ele está falando com Thanos, um dos grandes antagonistas dos Vingadores nos quadrinhos. Essa cena introduz o público à ideia de que será Thanos que está por trás da maior parte dos planos para destruir os Vingadores.

Shwarma break. pic.twitter.com/Bf7Si7UEPk

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Segunda cena pós-créditos: a segunda cena do filme não tem interesse particular para a trama. Durante o filme, enquanto lutavam, o Homem de Ferro menciona que os heróis deviam comer shawarma após a batalha. Essa cena mostra exatamente isso, toda a equipe dos Vingadores comendo shawarma em silêncio.

Fase 2 (2013 - 2015)

Homem de Ferro 3 (2013)

“You with me?” pic.twitter.com/V4FNKC9ia1

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Cena pós-créditos: Homem de Ferro 3 volta à tradição de apenas uma cena pós-créditos com Tony Stark parecendo contar sua história a um terapeuta que acaba se revelando ser um Bruce Banner muito aborrecido. Esta cena é apenas uma forma de retomar a amizade que os personagens parece terem formado no filme Os Vingadores.

Thor: O Mundo Sombrio (2013)

“One down, five to go.” pic.twitter.com/hY7PgVzhw4

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Primeira cena pós-créditos: a primeira cena pós-créditos de Thor: Mundo Sombrio mostra os guerreiros Volstagg e Sif visitando o Colecionador para pedir que ele guardasse o Aether, indicando que não o podem guardar em Asgard pois lá já se encontra o Tesseract e não é conveniente manter duas Joias do Infinito juntas. Isso serve para confirmar que realmente esses dois itens são duas das seis Joias do Infinito procuradas por Thanos.

thor

Segunda cena pós-créditos: na segunda cena pós-créditos de Thor: Mundo Sombrio, o conteúdo não é novamente importante para a trama geral do UCM, mas sim para entreter o público. Aqui, Thor reaparece na Terra para se reencontrar com Jane. Os dois se beijam, provando a Jane que continuam a compartilhar uma ligação.

Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

“Sooner or later they will meet the twins.” pic.twitter.com/u2Ec5sUZYk

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Primeira cena pós-créditos: essa cena prepara o caminho para Vingadores: Era de Ultron. Vemos o vilão Barão von Strucker apreciando o cetro de Loki que agora se encontra em seu poder e falando do seu próximo projeto que consiste em dois gêmeos. Aí, vemos Feiticeira Escarlate e Mercúrio, ambos presos em celas de vidro.

Capitão América

Segunda cena pós-créditos: a segunda cena confirma que Bucky continua vivo e se encontra a visitar uma exposição sobre a Segunda Guerra Mundial. Ele fica olhando uma dedicatória a si próprio, provando que o personagem poderá no futuro reclamar sua verdadeira identidade.

Guardiões da Galáxia (2014)

guardiões

Primeira cena pós-créditos: em Guardiões da Galáxia, a primeira cena pós-créditos é puramente de entretenimento, mostrando Drax sentado na nave e afiando suas facas. Perto dele está o bebê Groot dançando.

🦆 pic.twitter.com/MsBI17F96W

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Segunda cena pós-créditos: já esta cena é apenas um easter egg cômico. Aqui vemos o museu do Colecionador destruído. Ele se encontra bebendo uma bebida enquanto fala com Howard, O Pato, um icônico personagem da Marvel.

Vingadores: A Era de Ultron (2015)

“Fine. I’ll do it myself.” pic.twitter.com/eOXelWUHXh

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Cena pós-créditos: a única cena pós-créditos de Vingadores: Era de Ultron mostra novamente Thanos. O vilão pega na Manopla do Infinito e a coloca na mão enquanto diz “Eu mesmo o faço”. Essa cena veio provar que Thanos está mesmo procurando angariar todas as Joias do Infinito e que ele próprio se encarregará dessa missão após os fracassos de Ronan e Loki.

Homem-Formiga (2015)

homem formiga

Primeira cena pós-créditos: a primeira cena pós-créditos do filme de origem de Homem-Formiga dá a entender que o herói terá uma companheira no futuro. Aqui vemos Hank Pym mostrando o protótipo do novo uniforme de Vespa para sua filha. Ele diz então que está na hora de terminar o uniforme e o dar para Hope.

“We’re on our own.” pic.twitter.com/bxRU1h1C8o

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Segunda cena pós-créditos: na segunda cena vemos o Capitão América e Falcão conversando em uma cena que, na verdade, é do filme Capitão América: Guerra Civil. Enquanto os dois heróis conversam sobre os Acordos de Sokovia, Falcão sugere Scott Lang como possível aliado.

Fase 3

Capitão América: Guerra Civil (2016)

“You know if they find out he’s here, they’ll come for him.”“Let them try.” pic.twitter.com/UmFJzH15Ou

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Primeira cena pós-créditos: essa cena mostra o Capitão América e Bucky chegando a Wakanda, o lar do Pantera Negra. Aqui, Bucky aceita ser colocado novamente em criogenação até ser descoberta uma cura que desfaça o que Hydra fez na sua mente.

capitão America

Segunda cena pós-créditos: na segunda cena, vemos Homem-Aranha em seu quarto, descobrindo algumas melhorias que Tony Stark fez em seu novo uniforme, especificamente a tecnologia de lançar teias de aranha.

Doutor Estranho (2016)

“Allow me to help you.” pic.twitter.com/PkAExIy7Qb

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Primeira cena pós-créditos: na primeira cena em Doutor Estranho, vemos um pouco de Thor: Ragnarok, com Thor visitando Steve com seu irmão Loki. Os dois estão pedindo ajuda ao Feiticeiro Supremo para encontrar seu pai Odin.

doutor estranho

Segunda cena pós-créditos: já aqui vemos Barão Mordo visitando Pangborn. Ele explica qual o verdadeiro objetivo de um Feiticeiro e retira os poderes de Pangborn por este ter usado a magia para se curar. Essa cena indica que potencialmente Barão Mordo será o vilão de Doutor Estranho 2.

Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

guardiões

Primeira cena pós-créditos: Guardiões da Galáxia Vol. 2 tem, na verdade, cinco cenas pós-créditos no total. Na primeira, vemos Kraglin pegando na seta telecinética de Yondu, dando a entender que o personagem poderá tomar o lugar do pai adotivo de Quill, embora mostre dificuldades em manter o controle.

guardiões

Segunda cena pós-créditos: aqui vemos o time Guardiões OG que consiste em Águia Estelar, Charlie-27, Aleta Ogard, Mantinex, Krugarr e Mainframe. Os personagens se juntam para o funeral de Yondu, que terá pertencido ao grupo no passado, e Águia Estelar menciona a possibilidade dos membros voltarem ao ativo. Na verdade, esse time formava os originais Guardiões da Galáxia quando os quadrinhos começaram.

“And now I know how Yondu felt." pic.twitter.com/YeSEcKfiFv

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Terceira cena pós-créditos: a terceira cena pós-créditos do filme mostra apenas Groot em sua forma adolescente, com Quill entrando no quarto e o tratando como um filho.

guardiões

Quarta cena pós-créditos: essa é a cena que poderá ter mais implicações no futuro do UCM. A vilã Ayesha é vista mostrando um ser artificial que criou com o propósito de destruir os Guardiões. Ela o chama de Adam, revelando o plano de trazer o popular super-herói Adam Warlock para a telona.

guardiões

Quinta cena pós-créditos: a cena final mostra Stan Lee falando com os personagens misteriosos, Os Observadores. Esses são conhecidos por espiar outras criaturas do universo, porém não parecem muito interessadas com o relato de Lee.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

homem aranha

Primeira cena pós-créditos: vemos Abutre na prisão encontrando Escorpião que menciona que o vilão sabe a verdadeira identidade de Homem-Aranha. Porém, este nega. Essa cena veio provar que Abutre se sente em divida para com Peter por este ter salvo sua vida e que não irá se juntar a um futuro Sexteto Sinistro, que parece que Escorpião está criando.

homem aranha

Segunda cena pós-créditos: essa cena, totalmente cômica e sem ligação com a trama, mostra Capitão América em um vídeo educativo, falando sobre os valores da paciência, mas sem conseguir com que o discurso saia como ele quer.

Thor: Ragnarok (2017)

“I wouldn’t worry, brother. I feel like everything is going to work out fine.” pic.twitter.com/4CvS1u0OEP

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Primeira cena pós-créditos: na primeira cena vemos os sobreviventes de Asgard escapando pelo cosmos quando Thor e Loki avistam uma grande nave chitauri se aproximando. Essa cena é uma ligação direta a Vingadores: Guerra Infinita, que começa com Thor e sua tripulação enfrentando Thanos.

thor

Segunda cena pós-créditos: a segunda cena mostra como o Grão-Mestre e alguns dos membros de seu harém caem em Sakaar, tentando apaziguar o povo que o rodeia.

Pantera Negra (2018)

pantera negra

Primeira cena pós-créditos: na primeira cena vemos T’Challa anunciando nas Nações Unidas que irá abrir Wakanda ao mundo e assim compartilhar suas riquezas e tecnologia avançada. Embora a maior parte dos membros das NU mostrem estar céticos, essa decisão vai trazer grandes repercussões para o país no futuro do UCM.

“Come. Much more for you to learn.” pic.twitter.com/SrmIA6wdc7

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Segunda cena pós-créditos: na segunda cena, vemos Shuri visitando Bucky em uma pequena cabana. Ele agradece a ajuda da garota em remover sua lavagem cerebral, o que serve para mostrar ao público que o Soldado Invernal está pronto para lutar na Guerra Infinita. Ao sair da cabana, Bucky é chamado de Lobo Branco. Esse era um personagem dos quadrinhos adotado pelo rei T’Chaka e criado como um guerreiro de Wakanda. Não é garantido se Bucky irá se tornar em uma versão desse personagem ou se a menção é apenas um easter egg.

Vingadores: Guerra Infinita (2018)

📟… pic.twitter.com/V5MhEVGjD6

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Cena pós-créditos: a única cena pós-créditos de Vingadores: Guerra Infinita mostra Nick Fury e Maria Hill sendo pegos no meio do caos quando a população começa a virar pó. Quando Maria começa também a desaparecer, Fury utiliza um pager para mandar uma mensagem segundos antes de ele próprio se desintegrar. Quando o pager cai no chão vemos o simbolo da Capitã Marvel.

Homem-Formiga e a Vespa (2018)

“Guys?!” pic.twitter.com/Yrt6MREuTt

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Primeira cena pós-créditos: após os eventos do filme, Hank, Hope, Janet e Scott estão trabalhando juntos. Scott vai então ao Reino Quântico para recolher alguma energia para estudo, porém, fica preso sem conseguir comunicar com o mundo exterior. Vemos então que Hank, Hope e Janet, que deveriam ajudar Scott a retornar, se transformam em pó.

homem formiga

Segunda cena pós-créditos: na casa vazia de Scott, ouvimos na telinha o sinal de emergência sendo transmitido e, tocando bateria está uma formiga gigante. A cena dá um momento de comédia em uma situação sombria, pois o público já sabe o que está acontecendo.

Capitã Marvel (2019)

“Where’s Fury?” pic.twitter.com/NxJ4sQeqDc

— Marvel Studios (@MarvelStudios) 22 de abril de 2019

Primeira cena pós-créditos: Viúva Negra, Capitão América e Bruce Banner estão vendo os números dos mortos causados por Thanos enquanto olham o pager de Fury, tentando perceber como o manter ligado e para que serve. No momento em que o pager se desliga, Capitã Marvel aparece repentinamente perguntando onde está Fury.

Capitã Marvel

Segunda cena pós-créditos: uma cena divertida, aqui vemos Goose vomitando o Tesseract depois de o ter engolido durante os eventos do filme!

Qual é sua cena favorita?

FIQUE POR DENTRO:

QUIZ | Você está preparado para Vingadores: Ultimato?

Saga do Infinito | Tudo que aconteceu antes de Vingadores: Ultimato.

11 times que podem substituir os Vingadores na próxima fase do UCM.

Os Vingadores mais poderosos que ainda não estão no UCM!