12 fatos sensacionais sobre o Cavaleiro da Lua, herói da vingança

Quem ousa conhecer o misterioso justiceiro e servo do deus Khonshu? Marc Spector não é um homem fácil de conhecer mas o super-herói é uma das figuras mais fascinantes do universo Marvel.

Descubra as várias facetas e curiosidades do enigmático Cavaleiro da Lua!

1. Mercenário de origem judaica

Cavaleiro da Lua

A família de Marc Spector teve de fugir da Europa durante a perseguição aos judeus na segunda guerra mundial. Encontraram refúgio nos Estados Unidos e Marc cresceu segundo os ensinamentos do seu pai rabino.

Em adulto, ele rejeitou a visão moralista do seu pai e iniciou a sua carreira militar. Marc nunca entendeu por que o seu pai não tinha lutado contra a opressão, e então decidiu se tornar ele próprio um lutador.

Marc foi pugilista, fuzileiro da Marinha e até agente da CIA. Mas abandonou a organização e se tornou um mercenário durante vários anos, lutando por causas em que acreditava mas também somente por dinheiro.

2. O nascimento do Cavaleiro da Lua

estátua de Khonshu

Foi durante o seu tempo como mercenário que Spector viria a conhecer Frenchie, aquele que se tornaria o seu melhor amigo. Um dia foram contratados por Raoul Bushman para uma missão no Sudão que viria a mudar para sempre a vida de Marc.

O lado selvagem de Bushman não conheceu limites durante essa missão. O vilão buscava os segredos de um sarcófago egípcio e torturou o arqueólogo Peter Alraune por informação. Bushman assassinou Alraune e isso levou Marc e Frenchie a ajudarem Marlene, a filha do arqueólogo, a escapar da vila.

Com o peso na consciência, Marc retornou a Selima e descobriu que Bushman tinha assassinado todos os habitantes. Revoltado, ele atacou o vilão mas foi derrotado. Bushman abandonou o mercenário no deserto mas Spector escapou moribundo para o túmulo egípcio.

Mais tarde foi encontrado por Marlene que o colocou junto da estátua do deus Khonshu. Marc foi declarado morto mas, subitamente, retornou à vida. Khonshu, o deus da lua egípcio, tinha devolvido a vida a Marc e confiado nele para ser o seu cavaleiro da vingança.

3. Os poderes do super-herói

Cavaleiro da Lua

Como o seu codinome indica, os seus poderes estão profundamente ligados à lua, variando de acordo com as suas fases. A sua força, resistência e reflexos atingem o seu ponto mais alto durante a lua cheia.

Marc Spector possui a capacidade de se curar rapidamente e tem uma enorme resistência à dor. Existe a teoria de que ele consegue “desligar” os seus receptores cerebrais de dor. O Cavaleiro da Lua é ainda imune a ataques psíquicos ou telepáticos e, ocasionalmente, tem visões proféticas.

Devido ao seu treinamento militar, ele é um mestre de armas e no combate corpo a corpo. O seu estilo de combate é brutal, e ele gosta de infligir o máximo de dor no menor tempo possível.

4. 1 herói, 4 personalidades diferentes

Cavaleiro da Lua

Em seu retorno a Nova Iorque, Spector reuniu o apoio de Marlene e Frenchie na construção da sua identidade de super-herói. Com o dinheiro ganho dos seus tempos de Mercenário, Marc criou a personagem do milionário Steve Grant e do taxista Jake Lockley. Grant abriria as portas da alta sociedade e pessoas influentes, enquanto Lockley faria contatos no submundo americano.

O que começou como uma forma de combater o crime em várias frentes se tornou uma atividade perigosa para a sanidade mental de Marc. Marlene ajudaria ele a se lembrar de quem era mas a mente de Spector ficaria cada vez mais fragilizada.

5. Esquizofrênico ou possuído por Khonshu?

Cavaleiro da Lua

Marc Spector, Cavaleiro da Lua, Steve Grant e Jake Lockley foram as principais personalidades do mesmo homem. Mas com o passar dos anos ele viria a criar outras e até usar o nome e a adotar as personalidades de Wolverine, Homem-Aranha e Capitão América.

Tudo isso levou a que os leitores questionassem a sanidade mental do herói. Após um confronto com Zohar, Marc teve um colapso mental e foi diagnosticado com transtorno dissociativo de personalidade. Mas, anos depois, foi revelado que ele nunca teve essa doença e a sua instabilidade mental se deve a Khonshu.

Teoricamente, a consciência do deus egípcio ocupou a mente de Marc de forma agressiva, forçando uma adaptação violenta. As várias vertentes da consciência de Khonshu obrigaram Marc a se adaptar, resultando em danos cerebrais.

A possessão sobrenatural não foi algo bem recebido pelos fãs por mudar algo considerado fundamental no personagem. Em 2016, a HQ Cavaleiro da Lua de Jeff Lamire e Greg Smallwood voltou a questionar a sanidade mental do herói.

6. Fez parte de 3 equipes de Vingadores

Vingadores da Costa Oeste

O Cavaleiro da Lua fez parte dos Vingadores da Costa Oeste quando o Gavião Arqueiro formou uma aliança com o Khonshu. Buscando a redenção, Spector aceitou o convite de Steve Rogers para integrar os Vingadores Secretos.

O super-herói também foi membro dos Vingadores mas abusou dos seus privilégios para confrontar sozinho o Doutor Destino. Condenado pelos seus próprios colegas, o Cavaleiro da Lua escolheu abandonar a equipe e queimou o seu cartão de membro.

7. Ele foi produtor da sua série televisiva

Cavaleiro da Lua

Sim, é verdade. Por mais bizarro que pareça, Marc Spector já foi produtor da sua própria série de televisão. E não era uma série qualquer: a história era sobre ele, o Cavaleiro da Lua. O título era, claro, The Legend of Khonshu (A Lenda de Khonshu).

Mas isso foi algo que durou pouco tempo e rapidamente Spector voltou para Nova Iorque.

8. Sabia que Marc Spector e Dick Grayson já foram um só?

Asa da Lua

A editora Amalgam Comics nasceu da fusão de universos Marvel e DC nos anos 90. Em esse novo universo “Amálgama”, foi criado o personagem Dick Grayson que tinha Marc Spector como a sua outra personalidade.

Um personagem com problemas mentais, o super-herói recebeu o codinome de Asa da Lua devido à conjugação de Cavaleiro da Lua e Asa Noturna.

9. A eterna comparação com Batman

Batman e Cavaleiro da Lua

Cavaleiro da Lua é frequentemente chamado de “Batman de branco” ou “Batman da Marvel”. É fácil encontrar semelhanças entre os dois heróis: são ambos insanamente ricos, vigilantes, têm uma grande variedade de armas e veículos (os Dardos Crescentes são comparados aos Batarangs), etc.

Há anos que também se debate a instabilidade mental de Bruce Wayne, e que o Cavaleiro da Lua seria um Batman com problemas mentais assumidos.

10. A sua primeira aparição foi como vilão de um lobisomem

Cavaleiro da Lua

Anos antes de ser estabelecido como um herói, Marc Spector foi criado como vilão por Doug Moench e Don Perlin. A sua primeira aparição foi em Werewolf by Night #32 em 1975.

Ele era um inimigo do lobisomem e surgiu em dois números da HQ. A sua popularidade foi tanta que ele retornaria em outros quadrinhos nos anos 70, até ter o seu título solo em 1980.

11. Nem sempre foi Cavaleiro da Lua no Brasil

Lunar, Cavaleiro de Prata

Foi apenas nos anos 80 que Marc Spector chegou ao Brasil, nas páginas da Rio Gráfico Editora em sua revista Almanaque Premiére Marvel. O seu nome na época era Lunar, o Cavaleiro de Prata.

Quando passou para a Editora Abril, o nome mudou para Cavaleiro da Lua. Atualmente, é a Editora Panini que publica os quadrinhos do super-herói.

12. James Gunn e Vincent D’Onofrio querem fazer o filme do herói

Cavaleiro da Lua

O diretor do Guardiões da Galáxia e o Rei do Crime em Demolidor mostraram o seu interesse em um filme do Cavaleiro da Lua.

No seu Twitter, Gunn revelou que tinha uma ideia para o filme:

Oh my God I love Moon Knight & I have a great idea for a movie, I just wish I had the time (but, no, he doesn't belong in Guardians). https://t.co/ARJCPh62gt

— James Gunn (@JamesGunn) 4 de janeiro de 2017

Tradução:

Oh meu Deus, eu amo o Cavaleiro da Lua & tenho uma grande ideia para um filme, eu só gostava de ter tempo (mas, não, ele não pertence nos Guardiões).

Um fã pediu para ele sugerir a ideia à Marvel e Gunn respondeu:

I told them. But, like I said, I just don't have the time.

— James Gunn (@JamesGunn) 4 de janeiro de 2017

Tradução:

Eu disse a eles. Mas, como eu disse, eu só não tenho tempo.

Após essas declarações, Vincent D’Onofrio, falou diretamente com o diretor no Twitter:

Ok Monsignor @JamesGunn if your going to make #MoonKnight into a film. Dude I'm in.

— Vincent D'Onofrio (@vincentdonofrio) 6 de janeiro de 2017

Tradução:

Ok Monsenhor James Gunn, se você vai fazer um filme do Cavaleiro da Lua. Cara, estou dentro.

O ator é um apaixonado pela Marvel e essa foi mais uma forma de mostrar o seu empenho e compromisso. Talvez se Gunn arranjar um tempinho, esse filme lunático possa mesmo acontecer!