Black Mirror: Bandersnatch - Esses são os 5 possíveis finais do filme

Uma das muitas especulações que surgiram sobre Black Mirror: Bandersnatch, desde que o filme foi lançado - hoje! - gira em torno de quantos possíveis finais o filme interativo pode ter, a partir das diferentes combinações de escolhas dos espectadores.

Em entrevista à Variety, executivos da Netflix revelaram que, ao todo, são cinco os finais possíveis do filme. Os fãs, contudo, estão repetindo o longa com diferentes combinações e afirmam que há ainda mais finais.

Para aqueles que curtiram a experiência, mas não pretendem repeti-la até encontrar todos os desfechos, listamos abaixo os cinco finais revelados até agora.

As informações abaixo contêm TODOS OS SPOILERS de Black Mirror: Bandersnatch!

1. Assassinato e cadeia

black mirror bandersnatch

Neste desfecho, Stefan descobre que, desde sua infância, seu pai fez parte de um programa de controle chamado PAC (Program and Control) por meio do qual monitora até hoje a vida do filho, junto à terapeuta do jovem.

Revoltado, o protagonista mata seu pai, o golpeando na cabeça com um objeto de cozinha. A seguir, o filme oferta duas opções: enterrar o corpo ou cortá-lo. Se o usuário optar por enterrar, várias outras possibilidades aparecem. Todas, contudo, seguem para o final em que Stefan é preso pelo crime (incluindo uma em que o cachorro do vizinho acha o corpo).

O jogo Bandersnatch é lançado sem ser finalizado e, envolto em toda a polêmica de seu criador, acaba tendo um sucesso mediano.

2. Uma versão do jogo para a Netflix

black mirror bandersnatch

Ainda com o mesmo início do desfecho anterior, Stefan mata seu pai. Com a escolha da opção "cortar o corpo", contudo, o programador consegue encobrir o crime, finaliza seu jogo e alcança grande sucesso com a obra.

Algum tempo depois, porém, o assassinato é descoberto, Stefan é preso e o jogo é tirado do mercado.

O filme dá, então, um salto temporal para os dias atuais. Vemos a filha de Colin, já adulta, fazendo uma versão do jogo Bandersnatch para a Netflix. Ela agora é a nova vítima da paranoia, uma vez que o game permite que o usuário controle suas decisões.

3. Stefan morre ao voltar ao passado

black mirror bandersnatch

Neste final, Stefan descobre que consegue voltar ao passado entrando no espelho. Ele retorna, então, para sua infância, momentos antes de sua mãe morrer em um acidente de trem.

Diferente do que tinha feito antes, quando não foi no mesmo trem que ela, dessa vez ele a acompanha e também morre no acidente. Após isso acontecer, vemos então Stefan mais velho, morto na sala de sua terapeuta, como resultado da mudança que fez no passado.

4. Ação e luta com a terapeuta

black mirror bandersnatch

Em determinada cena, Stefan grita, questionando quem está o controlando. Nesse momento, o usuário pode escolher entre algumas opções, entre elas a Netflix. Ao optar por culpar o serviço de streaming, vemos o protagonista recebendo em seu computador informações sobre o que se trata a plataforma.

Por um momento, ao perceber que quem está assistindo confessa estar assistindo e controlando Stefan, é compreensível o usuário esqueça por alguns segundos que o conteúdo não é ao vivo ou mesmo real.

O programador, então, encontra com sua terapeuta que aponta que, se aquilo tudo fosse feito para o entretenimento, as coisas seriam mais interessantes. Neste momento, tem início uma elétrica cena de ação e, então, o espectador tem duas opções: lutar com a terapeuta ou pular da janela.

Na opção "luta", o protagonista tenta lutar com a terapeuta e é retirado da sala aos gritos, finalizando o filme.

5. Era tudo um filme

black mirror bandersnatch

Este é o final que vemos caso optemos por "pular da janela" após os acontecimentos narrados no final 4. O que poderia revelar um final trágico, na verdade, mostra que Stefan é um ator e tudo não passou da gravação de um filme.

Alguém encontrou outro final?

Black Mirror: Bandersnatch está disponível na Netflix.