Aladdin | Diferenças entre a animação e o live-action!

Nesta quinta-feira, a Disney trouxe mais um incrível live-action para seus fãs, Aladdin. Entre a nostalgia e a felicidade de se deparar com uma história sendo recontada depois de tanto tempo, agora em sua versão carne e osso, os fãs que já viram o longa encontram algumas sutis mudanças.

Por isso, nós do Aficionados, decidimos fazer uma lista com algumas diferenças entre o desenho e o novo live-action da Casa do Rato para você se relembrar da animação e fazer sua própria comparação.

ATENÇÃO: Lembramos a você que se ainda não assistiu ao filme, você encontrará spoilers nesta matéria. Por isso, leia por sua conta e risco!

A narração

Vendedor ambulante

Quem não se lembra do misterioso vendedor de bugigangas que o filme apresenta logo no início do desenho, com a promessa de contar uma história sobre uma lâmpada mágica? Impossível esquecer, não é mesmo? Noite de Agrabah é a música que ele usa para inserir sua narração e a gente conhecer mais a história de Aladdin.

Entretanto, no live-action, isso mudou completamente. O filme começa de cara com um barco no mar, um navegante e seus filhos observando um enorme navio que passa ao lado deles. A música, assim como na animação, está presente, apesar de suas mudanças.

Jasmine

Jasmine

Na animação, Jasmine é obrigada por seu pai, o Sultão de Agrabah, a se casar com um príncipe para que a cidade continue sendo governada por sua linhagem. Entretanto, a princesa recusa todos os pretendentes que lhe aparecem e chega a fugir de casa, deixando um Rajar, seu tigre de estimação, solitário enquanto te espera.

No live-action, isso também acontece. Mas a personagem, que já era bem independente no desenho, se mostra muito mais forte, corajosa e cheia de si. Ela mostra que pode sim governar seu povo sozinha, sem precisar se casar com algum pretendente para fazê-lo. Na história também é mencionada diversas vezes Shirabad, a cidade natal da mãe da princesa.

Novos personagens

Dalia e Príncipe Anders

Em Aladdin de 92, nós não vemos novos personagens. O foco é sempre em Aladdin, Jasmine e todos os outros personagens que aparecem diversas vezes no longa. O máximo que vemos é um príncipe, bem no começo, indo embora irritado por conta de que o tigre de estimação de Jasmine o mordeu.

No filme recém-lançado, nós conhecemos dois personagens, que apesar de aparições menores, se mostram importantes para a história. Jasmine ganhou uma dama de companhia, chamada Dália, e nós vemos uma participação coadjuvante do Príncipe Anders, claramente interessado na mão da princesa.

Interesse amoroso

Dalia e Gênio

No desenho, o único interesse amoroso que acontece é entre Aladdin e a princesa Jasmine, que leva o rapaz a enfrentar problemas e, no final, dar um jeito em Jafar.

No Aladdin de Guy Ritchie, Dalia, a dama de companhia de Jasmine, se torna interesse amoroso do Gênio, interpretado por Will Smith. Após a chegada do Príncipe Ali em Agrabah, nós podemos ver o quanto os dois personagens estão afim um do outro.

Trilha sonora

Cena de Friend Like Me

Com toda certeza, uma das coisas mais marcantes do desenho são as músicas, que são impossíveis de esquecer após ouvi-las, fazendo que elas fiquem em um eterno looping em sua cabeça. No filme, isso também acontece, mas algumas frases foram mudadas e um novo ritmo foi dado para as canções se tornarem um pouco mais atuais.

Em Friend Like Me, música cantada pelo Gênio na caverna, Will Smith fez um ótimo trabalho adicionando um pouco do hip hop e dividindo a canção com o DJ Khalid. Uma super repaginada que não perdeu a nostalgia e que funcionou bem.

Iago, o papagaio

Iago

Em 1992, a animação Aladdin nos apresentou Iago, a ave de estimação de Jafar. O personagem tinha uma personalidade forte, um senso de humor que beira o sarcástico e, claro, não fica quieto um só minuto. Por conta desses detalhes, o bicho virou o personagem favorito de muita gente.

Já no filme você infelizmente não verá isso. O pássaro, talvez para dar o toque de uma ave de verdade, apenas fala algumas frases repetidas e entrega algumas partes-chave no filme. Apenas.

Mudança de cenas

Cena de Jasmine na animação

Quem não se lembra da cena em que Jasmine é colocada dentro de uma ampulheta enquanto Aladdin precisa lidar com o poderoso Jafar, ou então, de Aladdin falando os detalhes da princesa que lhe chamaram a atenção? Momentos que te levam a animação de imediato, não é?

No live-action algumas cenas foram modificadas para se melhor encaixarem na trama. Quando Aladdin, por exemplo, é enviado para os confins do mundo, vai apenas ele e Abu. O tapete mágico aparece depois, com a ajuda do Gênio, para ajudar seu amigo.

E aí, você que assistiu Aladdin gostou? Conta pra gente a sua opinião!

O filme estreou nesta quinta-feira, dia 23, e segue em exibição nos cinemas.

FIQUE LIGADO:

CRÍTICA Aladdin | Uma viagem nostálgica a um mundo ideal!

Aladdin | Novo vídeo mostra os bastidores da construção de Agrabah!

Aladdin | Nota do filme no Rotten Tomatoes é divulgada!