A Ascensão Skywalker | Confira as referências do filme!

ATENÇÃO: o texto contém spoilers de A Ascensão Skywalker!

O episódio IX de Star Wars finalmente concluiu a saga Skywalker depois de 42 anos da estreia do primeiro filme nos cinemas. Como não poderia deixar de ser, o longa traz referências aos outros episódios dessa longa jornada, dando aos fãs uma despedida digna.

Nós selecionamos as principais referências à franquia presentes ao longo de A Ascensão Skywalker. Confira!

A "Vida eterna" de Palpatine

A plot central de A Ascensão Skywalker se baseia na premissa de que Palpatine sobreviveu ao final de O Retorno de Jedi. A explicação para isso está na revelação que o lord sith fez a Anakin de que o lado Sombrio da Força possuía a chave para a vida eterna, o que muitos consideravam não-natural.

A treta do sabre de luz

sabre de luz

Uma referência ao filme anterior tem sido interpretada como uma espécie de crítica ao longa Os Últimos Jedi. Na cena em questão, Rey joga fora seu sabre, que é parado no ar pelo fantasma de Luke. O Skywalker diz que "uma arma Jedi merece mais respeito". Essa foi uma clara citação à cena em que Luke joga fora o sabre que Rey lhe entrega em Episódio VIII e que gerou imensas críticas entre os fãs e até de Mark Hamill.

O vôo da X-Wing!

Uma das cenas mais emocionantes para os fãs da franquia foi uma referência ao Mestre Yoda. Quando está em Ach-To, a nave que Rey usa para chegar ao planeta pega fogo. É aí que Luke surge e faz com que sua X-Wing que estava debaixo d'água venha à superfície.

A cena é bem parecia com o encontro entre Luke e Yoda no planeta Dagobah, quando o então jovem padawan Luke vê Yoda recuperar sua nave do fundo do pântano usando a Força.

A nave Fantasma

Ghost Star Wars

Quem acompanha a série animada Star Wars: Rebels não deixou passar batido o cameo da espaçonave de Hera Syndulla, a lendária Fantasma! A nave surge na cena em que apoiadores da Resistência de toda a galáxia aparecem para apoiar a ofensiva contra a frota Sith.

A cena é curtinha, mas elevou a esperança dos fãs de vermos mais cruzamentos entre as telonas e as telinhas em Star Wars.

Os poderes de cura

baby yoda

Pouco antes da estreia de A Ascensão Skywalker, nós vimos o "Baby Yoda" usar Force Heal - o poder de cura Jedi que já existia nos jogos e livros, mas que nunca antes apareceu em algum filme da franquia. Durante a luta entre Rey e Kylo Ren, a jedi usou o Force Heal para curar seu oponente, mostrando o potencial dessa nova técnica.

"Eu tenho um mau pressentimento!"

Uma das frases mais clássicas da franquia não podia ter ficado de fora do último longa. A clássica "I have a bad feeling about this" (traduzida como "Eu tenho um mau pressentimento"), está presente em todos os longas e spin-offs de Star Wars até agora. Dessa vez, quem retornou para dizer a clássica frase foi ninguém menos que Lando Calrissian (Billy Dee Williams).

O duelo com o Lado Sombrio

No trailer exibido na D23, uma imagem da Rey carregando um sabre de luz vermelho de lâmina dupla levou os fãs à loucura. Choveram teorias e especulações sobre uma possível mudança de lado da jedi ou até a descoberta de uma irmã gêmea.

Mas o que se passou foi uma releitura do desafio que Luke encarou em Dagobah, em O Império Contra-Ataca, mas desta vez com Rey. A jedi acabou vendo seu próprio lado sombrio, alimentado pelos sentimentos conflitantes que ela tinha a respeito de Kylo Ren.

A medalha para Chewie

No final de A Ascensão Skywalker, Chewbacca ganha de Maz Kanata uma medalha dourada com o símbolo da Aliança Rebelde. Maz avisa que aquele era um presente de Leia para Chewie, que se emociona ainda mais após a morte da General Organa.

A medalha remonta o primeiro filme de Star Wars, Uma Nova Esperança. No final do longa, Luke e Han são condecorados por conseguirem explodir a Estrela da Morte. Mas o pobre Chewie, que também participou ativamente da rebelião, acaba ficando sem a homenagem. Na sua morte, Leia corrige essa injustiça!

Diversos planetas onde ocorreram batalhas!

Após a derrota final do Imperador Palpatine, diversos planetas aparecem na tela, mostrando Crusadores da Ordem Final abatidos. Entre os lugares mostrados, estão Bespin, Jakku e Endor, onde um Ewok aparece comemorando mais uma vez a derrota definitiva dos Sith.

E você? Pegou mais uma referência no filme?

A Ascensão Skywalker está em exibição nos cinemas.

FIQUE POR DENTRO:

Ascensão Skywalker | JJ Abrams comenta recepção do filme!

CRÍTICA Ascensão Skywalker | Um final digno e imperfeito

Ascensão Skywalker | Personagens podem aparecer em outros projetos!