A Ascensão Skywalker | Análise quadro a quadro das cenas inéditas da D23!

Durante a D23, a Lucasfilm exibiu um vídeo celebrando o último filme da franquia Star Wars, A Ascensão Skywalker, que chegará aos cinemas no fim deste ano. Reunindo momentos emocionantes dos personagens principais ao longo dos 8 filmes, o material se encerra com cenas inéditas do nono longa!

Neste artigo, nós vamos analisar as principais imagens de A Ascensão Skywalker e especular um pouquinho a respeito do que podemos ver nas telonas em dezembro!

Uma longa jornada

luke vader

Sim, eu sei: o artigo vai se focar na parte inédita do material. Mas, como bom fã, não dá para deixar de falar sobre a seleção emocionante de imagens dos filmes que o estúdio fez. Mesmo a gente já sabendo desde o início que se trata de uma única grande história, é sempre bom rever personagens tão amados.

Vale a pena prestar bastante atenção na trilha sonora deste vídeo. Foram usados trechos de melodias que representam os personagens de toda a saga, enlaçando tudo numa única trilha. É de tirar o fôlego!

Bom, dito isto, vamos ao que há de novo.

A história de mil gerações

primeira cena

Logo de cara, a prévia nos apresenta a equipe principal da terceira etapa desta saga. Rey, Finn, Poe à frente. Logo atrás, temos Chewbacca, representando a trilogia clássica, e C-3PO, que viu de perto essa história toda desde o seu início.

Assim como todos os outros personagens mostrados na retrospectiva, essa é a hora destes que estão na tela brilharem. Será a primeira vez que veremos os três lutarem juntos nessa nova trilogia!

Na sequência, vemos uma cidade em Pasaana, planeta-deserto que será introduzido neste filme. O local é habitado pelos Aki-Aki, e já se sabe que uma parte importante da trama se passará aí. No começo do ano, uma matéria especial da Vanity Fair mostrou imagens e detalhes deste planeta e dos alienígenas.

Qualquer bom fã de Star Wars olha para os Aki-Aki e lembra dos Ewoks e dos Gungans: raças alienígenas desconhecidas ajudando a salvar a galáxia dos vilões. Será que esse padrão vai se repetir?

Leia organa

Antes de aparecer em tela um letreiro dizendo que esta é "A História de Uma Geração", temos uma cena de Leia, peça central na terceira trilogia. O diretor JJ Abrams declarou durante a D23 que a personagem seria "o coração deste filme".

Apesar de Carrie Fisher ter falecido em 2016, A Ascensão Skywalker contará com cenas inéditas de Leia Organa. Serão usadas cenas captadas durante a produção de Os Últimos Jedi. É difícil prever qual será a participação da General no longa, já que não se sabe quanto material extra havia sido produzido.

O que podemos esperar é uma conclusão bastante emocionante para a personagem, que teve seu destaque garantido na prévia e revelou possuir algum domínio da Força no último longa da franquia.

Revertendo a situação

Naves star wars

Para quem não se lembra, no final de Os Últimos Jedi, temos a Resistência em frangalhos. Com uma frota de destróieres completamente destruída, poucos foram os que escaparam com vida da Batalha de Crait.

Mas parece que a esperança não está perdida: na prévia, temos um take em que uma formação de naves rebeldes aparece na tela, mostrando que a Resistência talvez tenha conseguido se reerguer de algum modo. Esse pode ser o resultado do pedido de ajuda emitido nas últimas cenas do Episódio VIII.

Frota primeira ordem

O problema é que o take seguinte nos mostra que, se a Resistência se reergueu, a Primeira Ordem permaneceu inabalada: uma frota imensa de destróieres ocupa toda a tela, mostrando que a situação está longe de ser favorável para os rebeldes.

No comando da Primeira Ordem, após assassinar o Supremo Líder Snoke, está Kylo Ren. Apesar de não terem aparecido nessa prévia, teremos em A Ascensão Skywalker a participação dos Cavaleiros de Ren, uma espécie de tropa de elite sob as ordens de Kylo.

O fim da jornada

c-3po olhos vermelhos

A parte final do teaser é a que guarda a maior parte dos questionamentos dos fãs. O primeiro deles é: o que aconteceu com C-3PO? Na imagem, ele aparece com seus olhos vermelhos, aparentemente atordoado e mais confuso do que o costume.

É verdade que o androide teve suas peças trocadas ao longo dos filmes, com várias cores diferentes aqui e ali. Mas nós nunca vimos os olhos dele serem mudados. Além disso, no começo do teaser, ele aparece com seus olhos padrões. O que podemos esperar é que algo vai acontecer ao C-3PO.

raio estrela da morte

Outra coisa que chamou bastante a atenção é este raio. Os fãs de Star Wars já viram algumas vezes as temidas Estrelas da Morte em ação: desde Uma Nova Esperança, elas têm sido as armas mais poderosas da galáxia, capazes de erradicar planetas inteiro do mapa.

Essa cena, embora não mostre a origem do disparo, já é o suficiente para deixar a gente preparado para possivelmente ver mais uma Estrela da morte sendo construída. Será que esse é o plano de Kylo Ren?

batalha Rey x Kylo

Um dos pontos altos do vídeo foi a cena de combate entre Rey e Kylo Ren. Em um lugar cercado de água, no que parece ser uma navio ou plataforma flutuante, os dois se enfrentam com seus sabres de luz num duelo tão dramático quanto o de Obi-Wan com Anakin Skywalker em Mustafar.

A relação de Rey e Kylo Ren é complexa e ficou ainda mais confusa em Os Últimos Jedi: após vencer o experiente aprendiz de Snoke em um primeiro encontro, os dois acabam lutando lado a lado contra o líder da Primeira Ordem. O resultado disso foi Ren tomando o poder e Rey, tentada pela proposta de se juntar a Kylo, lutando pela Resistência.

A pergunta que não quer calar!

Rey Dark side

Por essa ninguém esperava: na última cena da prévia, Rey aparece com um traje preto aos moldes dos Sith. Ela acende seu sabre e uma lâmina vermelha aparece. Ou melhor: duas! A esperança da Resistência, aquela que herdou o sabre de luz de Luke Skywalker, carrega agora uma arma sith!

No primeiro momento, todo mundo surtou. Mas depois de um leve surto, me lembrei do treinamento de Luke em Dagobah, em O Império Contra-Ataca. No filme, enquanto era treinado por Yoda, Luke entra em uma caverna e encontra Darth Vader. Os dois lutam e o jovem Skywalker consegue derrubar o vilão, que cai no chão.

Mas, para sua surpresa, quando a máscara se abre, dentro do corpo mecânico de Vader está o próprio Luke! E ele descobre que estava lutando consigo mesmo. Será que, ao invés de Rey ter ido de fato para o Lado Sombrio, ela não estava passando por alguma espécie de treinamento parecido?

Para quem não se lembra, segue a cena de Luke.

E você? Acha que Rey vai acabar do Lado Sombrio? Acha que tudo não passa de uma ilusão? Tá torcendo mesmo é pela volta do Jar Jar Binks?

A Ascensão Skywalker estreia dia 19 de dezembro.

FIQUE POR DENTRO:

Ascensão Skywalker | Trailer da D23 mostra Rey do Lado Negro da Força!

Star Wars IX | Daisy Ridley fala sobre a importância de Imperador Palpatine no longa

D23 | 'A Ascensão Skywalker' ganha pôster e novas revelações!